Maria Eugenia faz assessoria à grupos e artistas que buscam potencializar o corpo cênico.
À convite de escolas, entidades, universidades e festivais, oferece oficinas de dança para diferentes públicos.
Dentre os grupos aos quais realizou direção artística, assessoria cênica, ou ministrou oficinas estão: Giz de Cena, Gumboot Dance Brasil, Barca dos Corações Partidos, Victor Kinjo, Clarice Niskier, Graziela Barduco entre outros.
PREPARAÇÃO CORPORAL
Em suas investigações a dançarina une ao estudo das danças brasileiras à técnicas apreendidas dentro e fora do Brasil como Kathakali – Kalamadalan School (Índia); Teatro Físico - Odim Teatret (Dinamarca) e Tecnica Jacque Lecoq (Espanha).
Por meio da união entre recursos técnicos oferecidos pelas danças brasileiras – agilidade, precisão, peso e fluidez – e técnicas usuais ao teatro físico, a investigação consiste no aprimoramento de uma movimentação que revele e potencialize as singularidades do corpo.
Foto: Marcelo Macaue
PARA A CENA
Preparo voltado à grupos ou artistas que desejam o aprimoramento do corpo cênico.
Os exercícios propostos são elaborados a partir da interação entre os recursos oferecidos pelas danças tradicionais brasileiras e as demandas cênicas contemporâneas.
Jogos de improviso brincadeiras e exercícios de consciência corporal são utilizados em benefício da necessidade específica de cada grupo/ artista.
Curso ministrado no Cefart | Belo Horizonte - 2017
CURSOS
Improvisação a partir das danças brasileiras
Dançar não é apenas a reprodução de movimentos e sim um mergulho no próprio corpo, nas descobertas de suas possibilidades e limites. Partindo das referências das danças brasileiras, com seu caráter de brincadeira e atenção, vamos utilizar alguns recursos corporais oferecidos por elas como agilidade, precisão, peso e fluidez, trabalhando sempre na construção do corpo criativo e singular.
Danças Brasileiras: de uma dança nacional à uma dança pessoal
Como a agilidade dos passos do Caboclinho, as torções dos passos de Frevo e os “trupés” rítmicos do Cavalo Marinho podem nos oferecer ferramentas para a criação de uma dança particular.
A oficina irá trazer aos participantes vivências corporais que buscam oferecer possíveis caminhos para essa resposta.
A duração dos cursos podem variar entre 1h30 à 5 horas por turno e podem ser distribuídos em dias consecutivos ou alternados.
Oficinas / worshops podem ter duração de 1 semana à 3 mêses.
INSTITUTO BRINCANTE
Maria Eugenia compõe o núcleo pedagógico do Instituto Brincante atuando em módulos de oficinas e cursos regulares.
O Instituto Brincante é um espaço de estudo e transmissão das inúmeras manifestações artísticas do país. Ao longo de seus 25 anos o espaço ocupa um lugar impar na formação de artistas e educadores.
O Instituto tem como principais frentes de atuação:
Espaço Cultural – shows, espetáculos, palestras, encontros com artistas etc;
Projetos Sociais – cursos de formação de jovens brincantes para professores da rede pública de ensino, instituições atuantes em projetos socioeducativos e culturais e empresas comprometias com a responsabilidade social e protagonismo;
Cursos Livres – cursos de Danças Brasileiras, Percussão Brasileira, Criação Cênica, Frevo e Capoeira, Capacitação para Novos Brincantes, A Arte do Brincante para Educadores, Brincantinho (para crianças de 3 a 12 anos);
Brincante Itinerante – atividades para escolas, empresas e instituições em geral.